Valéria Vidigal: a artista dos cafezais

0
212

Ela cresceu vendo seu pai – engenheiro agrônomo e professor universitário – estudar a fisiologia do café. Com a mãe, artista, aprendeu a usar as tintas e pincéis. Tendo o café como parte fundamental de sua vida desde a infância, a mineira Valéria Vidigal tornou-se, na fase adulta, uma cafeicultora que pinta as belezas do café.

Casada com o também cafeicultor Gianno, Valéria vive hoje em Vitória da Conquista, na Bahia, onde além de produzir e comercializar café gourmet, realiza há 14 anos o Encontro Nacional do Café, recebendo em sua fazenda produtores e profissionais do setor do café de todo o Brasil.

Valéria no cafezal

Em paralelo às atividades da fazenda, suas obras artísticas em telas e ilustrações para materiais de divulgação de eventos, revistas, livros científicos e relatórios do setor cafeeiro, têm projetado seu talento para as artes plásticas no mundo todo.

Revistas, livros e relatórios com as obras de Valéria
Cartaz do 14º Encontro Nacional do Café

Seus quadros retratam a simplicidade da vida no campo, os cafezais em flor e fruto, a labuta do trabalhador rural, o preparo do café, a mesa posta e o acolhimento que esta bebida proporciona. Ela também pinta as cafeterias e seus coffee lovers.

Desde 2003, o café passou a ser o tema principal da obra de Valéria, que tem em sua trajetória, mais de 1.400 trabalhos assinados.

Tela de Valéria Vidigal

Café com arte

Quando a família iniciou a Fazenda Vidigal, há 10 anos, Valéria logo sentiu que precisava torná-la uma obra de arte viva. A Fazenda Vidigal fica a 900 metros de altitude, em uma região com clima tropical de altitude. Situada no Planalto da Conquista, possui área de 146 hectares, sendo 105 de café.

Desde o princípio, todos os detalhes foram cuidadosamente pensados: tipos de sementes e mudas, espaçamento, curvas de nível, sombreamento, mão de obra. Mas na cabeça de Valéria algo mais estava para acontecer. “Comecei a plantar flores, frutas e árvores que ali pudessem oferecer sombra e beleza para as pessoas. Olhei para cada cantinho da fazenda buscando fazer com que ela se tornasse mais aconchegante”, comenta.

Atualmente, além da plantação, a fazenda tem área de lazer, espaço gourmet, auditórios, galeria de arte e esculturas gigantescas no meio do cafezal.

Família unida no projeto

O casal Valéria e Gianno lidera este projeto, com apoio dos filhos Isabela, Rafaela e Renato. A Fazenda Vidigal tornou-se ponto de referência de Café com Arte na Bahia, no Brasil e no mundo.

“As pessoas observam e valorizam o que é feito com paixão e isso é muito gratificante”, observa a artista do café, que pretende fazer muito mais ainda pela região Nordeste, estendendo sua paixão para todo o Brasil.

Fazenda Vidigal é ponto de referência em Café com Arte

50 anos do Café em Planalto da Conquista

Valéria já recebeu muitas homenagens e teve sua obra exposta em diferentes lugares do mundo. Neste ano de 2020, a região de Planalto da Conquista comemora 50 anos produzindo café e as obras da artista estarão em várias exposições na região.  

“A paixão pelo café transborda na minha alma. É uma forma de colocar para o mundo a nossa cafeicultura, através das cores e do amor pela minha história”, conclui.