Um passeio pelos cafés e sabores da Turquia

0
170

Serefe é uma palavra turca que significa brindar. E agora também é sinônimo de um espaço para se desfrutar de momentos muito agradáveis na capital gaúcha.  

Tudo começou quando os primos Mert Boduç e Onur Korkmaz viajaram de navio para Porto Alegre, juntamente com o amigo Erdem Duman. Onur de cara curtiu a cidade, tanto que casou com a dentista gaúcha Janaína Deyl, hoje sua sócia no empreendimento.   

Foi assim que nasceu o primeiro bar e café turco da cidade. Inaugurado no final de 2019, na esquina da Goethe com a Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento, o Serefe Café oferece uma viagem pelos cafés e sabores exóticos da Turquia, com uma decoração em tons de amarelo e azul, lembrando um navio.  

Decoração inspirada na cultura da Turquia e na navegação

O espaço oferece cafés clássicos e elaborados, em diferentes métodos, alcoólicos quentes e gelados, chá turco e raki, bebida tradicional turca feita de uva e aromatizada com anis. Um dos destaques é o café turco, preparado com pó de moagem bem fina e que fica bem concentrado na hora de beber. Na Turquia, a água é fervida na areia quente, mas aqui os sócios fizeram uma adaptação. Lembra bastante o nosso café de campanha gaúcho!

Típico café turco

Como acompanhamentos, a casa oferece pizzas e cookies artesanais, com ingredientes típicos como o pistache, além de iogurtes naturais com frutas e mel (delicioso, recomendo!). E para completar a experiência, Narguilés de vários aromas que podem ser apreciados na área aberta do bar (o narguilé é uma espécie de cachimbo, com um tubo longo e um recipiente contendo água perfumada, típico do Oriente Médio e sul da Ásia). “Queremos recriar a atmosfera da Turquia, em um ambiente acolhedor, com boa comida e bebida”, comenta o simpático Onur.

Para facilitar a comunicação com os clientes, os sócios turcos (que ainda não sabem falar muito bem o português) contrataram uma equipe de estudantes bilíngues, interessados em gastronomia, café e cultura.

Por conta desse intercâmbio cultural, o local também tem aberto espaço para encontros de conversação em inglês. Mensalmente, o Serefe sediará encontro do Porto Alegre English Conversation Group R3BELS, que tem como proposta praticar a conversação na atmosfera descontraída de bares e cafés. Nesta quarta, dia 12, o grupo estará reunido por lá, mais informações no link https://www.facebook.com/events/116820563093266/

Equipe do Serefe: o sócio Onur (de camiseta preta), com os atendentes