Um café na Feira do Livro de Porto Alegre

0
30

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, de 1º a 18 de novembro. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita.

A patrona deste ano é a escritora Maria Carpi, sétima mulher desde o início da feira, em 1965. O evento é promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro, uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Passear na Feira do Livro de Porto Alegre é prazeroso – em meio aos jacarandás da Praça da Alfândega, é possível participar de sessões de autógrafos, encontrar amigos, garimpar raridades pelas bancas e, claro, tomar um bom café. Opções no entorno da Praça não faltam. A mais recente delas leva o nome Café da Praça, no Caminho dos Jacarandás, inaugurado em julho último.

Dentro do Shopping Rua da Praia, os cafés Rua da Praia Shopping, na Praça de Alimentação, e Aromaz no piso da Riachuelo esperam os leitores.

Quem quiser passear pelo Centro e conhecer outros pontos culturais da cidade pode ir ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Santander Cultural e Casa de Cultura Mario Quintana, que também possuem charmosos cafés.

E na volta para casa o Café e Padaria Matheus, na Av. Borges de Medeiros, é outra parada obrigatória, tão tradicional quanto a Feira do Livro.

Veja a programação completa da Feira do Livro em http://www.feiradolivro-poa.com.br/programacao/

Fotos: Divulgação Feira do Livro e Acervo Café Combustível