RS no pódio do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018

0
102
A Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) realizou, de 25 e 28 de janeiro, a 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018. O gaúcho André Martinelli, da Baden Torrefação, ficou em terceiro lugar na competição. O campeonato aconteceu no Rio de Janeiro, integrando o projeto “Brazil, The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os 24 concorrentes prepararam em cada etapa quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. A avaliação dos melhores baristas levou em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso. Os vencedores da competição foram Thiago Sabino, do Grupo Il Barista (1º lugar), João Augusto Michalski, do Café Du Coin (2º lugar) e André Martinelli, da Baden Torrefação (3º lugar).

André participou pela segunda vez do certame. Em 2017, ficou em 12º lugar. Com o feedback dos juízes e as trocas com outros baristas do país, buscou aperfeiçoamento ao longo do ano. Em 2018, conseguiu superar mais de 20 concorrentes, obtendo um título inédito para o café no Rio Grande do Sul.

André virou barista por acaso. Seu interesse inicial foi pelos desenhos no café. Foi campeão nacional de Latte Art e representou o Brasil em Melbourne, na Austrália, em 2014, ficando em 9º lugar no mundial.

Quando começou a trabalhar na Baden Torrefação, em 2016, passou a conhecer mais sobre café e torra. Para ele, competir no Campeonato Brasileiro é um desafio, pois o Brasil é um país de excelentes baristas. Animado com a conquista, ele pretende seguir se qualificando. “A rotina de estudos tem que ser constante, o mercado de cafés especiais no Brasil está evoluindo e precisamos estar sempre nos atualizando”, afirma.