Quando a vida dá limões…

0
50

Quando a vida te dá limões, faça uma limonada. O conhecido ditado popular esquece de dizer que dá para fazer muito mais do que isso… Com limões é possível preparar doces, limonadas e até cafés especiais.

Para marcar a luta das cafeterias neste momento de tantos decretos de “abre e fecha” dos estabelecimentos, um grupo de empreendedores de Porto Alegre se uniu para realizar uma campanha, em parceria com o Café Combustível.

Até o fim do decreto de bandeira vermelha e restrição do atendimento ao público na capital gaúcha, esses pequenos negócios estarão fazendo combos promocionais de pratos e bebidas com limão. A ideia é chamar a atenção para o problema do faturamento dessas empresas, que estão literalmente fazendo do “limão uma limonada”.

Muitos negócios são familiares e têm poucos funcionários. A suspensão de contratos de trabalho ajudou, mas a renegociação dos alugueis está difícil e torna inviável manter o negócio sem estar de portas abertas. Sobreviver somente com o delivery e o take away tem sido um desafio para estas empresas, pois muitos não tinham este tipo de formato de atendimento.

Solidários com a crise sanitária, os negócios investiram na segurança dos clientes e de sua equipe de trabalho, fazendo o distanciamento das mesas, colocando álcool gel nas mãos e reforçando os cuidados de higiene e esterilização. Além disso, afastaram funcionários de grupos de risco e muitos estão evitando que a equipe use transporte coletivo para se deslocar, a fim de minimizar os riscos de contaminação.

O último Decreto, que restringiu novamente as atividades na capital, em função da Bandeira Vermelha, pegou de surpresa aqueles que haviam reaberto e estavam tentando se reerguer em meio à pandemia.

A campanha, neste momento, é para sensibilizar as autoridades e também os clientes para a importância de consumir das cafeterias próximas, valorizando os negócios locais, para que eles consigam superar este momento tão difícil e sobreviver. As peças de divulgação, criadas pela publicitária Christiane Fernandes Silva têm o limão como tema central. Os combos das cafeterias trazem diferentes sugestões, como risoto com limão siciliano, pavê de limão, café romano e outras delícias, além das demais opções do cardápio.

O grupo já tem a adesão de um grupo de 30 cafeterias e está aberto. Quem quiser participar (inclusive levando a ideia para outras cidades do Brasil) pode fazer contato pelo whats 51 999646797. Esta é a primeira de outras campanhas que estarão sendo feitas pelo grupo, que já se denomina informalmente como a Liga das Cafeterias.

Então na próxima vez que for pensar em algo doce para acompanhar seu café, lembre da cafeteria mais perto de você e dos limões que ela está tendo de descascar neste momento e prestigie quem está na luta para superar esta fase difícil.