Olívia: entrelaçando sabores, sentimentos e pessoas

0
13

O café nasceu um ano depois da filha e leva o seu nome. O casal Luke Faro e Poliana Pasa abriu no ano passado o Café Olívia, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, com o objetivo de oferecer cafés especiais em uma região da cidade que ainda não contava com essa proposta.

A jornalista e o músico transformaram o Café Olívia em uma extensão de sua casa (moram a uma quadra do café). Em busca de uma vida mais simples em família, selecionaram grãos de café especiais e começaram a produzir no próprio local os acompanhamentos servidos, tudo sem conservantes e ingredientes industrializados. Somente o queijo e o peito de peru dos sanduíches são comprados de fornecedores. Todo o restante dos insumos – pães, bolos, brownies, cream cheese, pesto e outros recheios– são produzidos no próprio Olívia.

No local, o coffee lover pode experimentar cafés de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, torrados pela Baden, nos métodos Hario V60, prensa francesa, aeropress, coado no pano e diferentes variações do espresso. Para acompanhar o café, um dos itens mais pedidos é o pão chala, usado para os sanduíches Lox e Caprese.

De origem judaica, o chala (pronuncia-se ralá) é um pão entrelaçado, servido para reunir a família antes do descanso, celebrar a vida e compartilhar. Luke lembra que esse pão está muito ligado à cultura de resiliência do povo judeu, algo que todos nós estamos sendo chamados a fazer agora, neste período de crise e isolamento. “Hoje a chalá é o produto mais pedido no Olívia Café. Graças a esse pão da união e ao carinho de todos vocês, estamos sobrevivendo. A cada pedido ajudamos a amenizar a quarentena de uma família e a fermentar boas intenções para toda a humanidade”, comenta.  A casa também oferece o babka (pão trançado recheado de chocolate ou geleia de frutas vermelhas).

Antes da bandeira vermelha que restringe o atendimento ao público, as delícias do Olívia eram servidas nas mesas do pequeno páteo frontal e no salão interno. Agora, o casal entrega seus produtos em take away ou delivery. Mas os sócios esperam em breve ver novamente as mesas ocupadas. “Aqui um bolo nunca é só um bolo, um café não é só um café. No Olívia, alimento e bebida são formas de conexão e gostamos quando ela está cheia de gente bacana, comendo carinho, bebendo afeto e compartilhando o melhor de si”, finaliza Luke.

Café Combustível compartilha do mesmo sentimento e por isso desejamos vida longa ao Olívia Café e todos os espaços legais que divulgamos por aqui. #vaipassar