Obras de arte de Graça Craidy falam sobre a paixão por café

0
388

A cafeína ajuda a melhorar o desempenho, estimula a memória e, ainda, segundo pesquisas recentes, apresenta outra importante função: age como antidepressivo ao acelerar o sistema nervoso central, produzindo os neurotransmissores  serotonina, dopamina e noradrenalina, que aumentam a sensação de bem-estar.

Com tantos benefícios, o café e seus efeitos serviram de inspiração para a artista visual gaúcha Graça Craidy  a criar uma exposição de 24 obras – 14 pinturas em acrílica sobre tela e 10 aquarelas pintadas com o tema Cafeína, que estará à mostra no Café do Porto, em Porto Alegre, a partir desta quinta, dia 24 (Dia Nacional do Café).

Neste dia, além da vernissagem, o Café do Porto realiza a já tradicional ação beneficente Dia do Espresso Feliz, este ano em prol da instituição SOS Casa de Acolhida, que cuida de crianças e adolescentes vítimas de violência. A artista doou uma imagem dos seus quadros para imprimir  camisetas cujas vendas – a R$ 79 a unidade – serão 100% repassadas `a instituição.

Graça Craidy, que é conhecida por suas contundentes pinturas de denúncia da violência contra a mulher, já expôs no MACRS, Usina do Gasômetro, Memorial do RS, Assembleia Legislativa, Centro Municipal de Cultura, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEE Erico Veríssimo, entre outros, em mais de 20 individuais.

“Na minha arte eu falo de café, mas falo principalmente da paixão. Paixão por café. Essa narrativa do encontro das pessoas consigo mesmas, na medida em que o café as ajuda na travessia de si próprias, seus quereres, seus desafios, seus pensamentos, suas decisões, seus sonhos. Enfim, o café como um companheiro fiel nessa linda e inquietante viagem chamada vida”, conclui a artista.

SERVIÇO: