O segredo dos franceses que agrada os coffee lovers

0
30

A receita do macaron, apesar de ter se consagrado na França, surgiu na Itália – a palavra maccherone quer dizer massa fina. No século XVI, o doce foi levado para a França por Catarina de Médicis e sua receita foi mantida em segredo por muito tempo, ficando restrita à nobreza.

As irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy, foram as primeiras a produzir os famosos biscoitinhos. Após a revolução francesa, a produção de macarons ultrapassou os muros dos conventos. Mas foi somente no início do século XIX que o macaron encontrou sua versão final, quando Pierre Desfontaines – da famosa Pâtisserie Ladurée, de Paris – uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.

Hoje, os macarons são sinônimo de requinte em qualquer evento. Dão colorido e elegância às mesas e encantam pela textura leve e saborosa. Com essa proposta, nasceu em novembro de 2018 a Liz Pâtisserie, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, produzindo diferentes sabores de macarons e inovando na forma de apresentação destes e de outros doces.

A francesa Jennifer Liz Dahan é a pâtissier responsável pela produção. Bióloga, Liz fazia seu pós-doutorado no Rio de Janeiro, quando encontrou um amor gaúcho. Cansada da vida acadêmica, decidiu resgatar a receita original dos macarons e encontrou uma nova forma de ganhar a vida no sul do Brasil.

No início, o negócio funcionou como uma cafeteria. Com a pandemia, cada vez mais está mudando seu foco para a produção de macarons por encomenda, para datas especiais e eventos. “Muitas pessoas estão trocando o tradicional bolo pela pirâmide de macarons, em casamentos e aniversários”, comenta Liz. Além de prático, dá um lindo efeito visual, complementa.

Liz também está lançando kits com macarons para presentear em datas como Dia dos Namorados e outras comemorações. “É uma opção de presente que geralmente agrada quem recebe”, diz. Outro projeto é investir em macarons para festas infantis, com personagens e outros temas lúdicos.

Em parceria com a artista plástica gaúcha Virgínia Giulian (cujo trabalho também já mostramos aqui, a francesa também colocou no seu catálogo macarons pintados a mão, que podem ser dados como lembranças personalizadas. Uma das últimas criações da dupla foram os macarons de café, em homenagem ao Dia Nacional do Ca, produzidos com massa e recheio de café especial da William & Sons, e com pintura artesanal de grãos de café. Aliás, segundo Liz, o macaron é o acompanhamento ideal para um espresso, adoçando suavemente a boca e potencializando o sabor da bebida.

Endereço: R. Barão de Santo Ângelo, 489 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90570-090

Telefone(51) 3136-8646

Cardápio:lizpatisserie.com.br