A receita do macaron, apesar de ter se consagrado na França, surgiu na Itália – a palavra maccherone quer dizer massa fina. No século XVI, o doce foi levado para a França por Catarina de Médicis e sua receita foi mantida em segredo por muito tempo, ficando restrita à nobreza.
As irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy, foram as primeiras a produzir os famosos biscoitinhos. Após a revolução francesa, a produção de macarons ultrapassou os muros dos conventos. Mas foi somente no início do século XIX que o macaron encontrou sua versão final, quando Pierre Desfontaines – da famosa Pâtisserie Ladurée, de Paris – uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.
Hoje, os macarons são sinônimo de requinte em qualquer evento. Dão colorido e elegância às mesas e encantam pela textura leve e saborosa. Com essa proposta, nasceu em novembro de 2018 a Liz Pâtisserie, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, produzindo diferentes sabores de macarons e inovando na forma de apresentação destes e de outros doces.
A francesa Jennifer Liz Dahan é a pâtissier responsável pela produção. Bióloga, Liz fazia seu pós-doutorado no Rio de Janeiro, quando encontrou um amor gaúcho. Cansada da vida acadêmica, decidiu resgatar a receita original dos macarons e encontrou uma nova forma de ganhar a vida no sul do Brasil.

No início, o negócio funcionou como uma cafeteria. Com a pandemia, cada vez mais está mudando seu foco para a produção de macarons por encomenda, para datas especiais e eventos. “Muitas pessoas estão trocando o tradicional bolo pela pirâmide de macarons, em casamentos e aniversários”, comenta Liz. Além de prático, dá um lindo efeito visual, complementa.
Macarons em produção Macarons temáticos Macarons em festas
Liz também está lançando kits com macarons para presentear em datas como Dia dos Namorados e outras comemorações. “É uma opção de presente que geralmente agrada quem recebe”, diz. Outro projeto é investir em macarons para festas infantis, com personagens e outros temas lúdicos.
Em parceria com a artista plástica gaúcha Virgínia Giulian (cujo trabalho também já mostramos aqui, a francesa também colocou no seu catálogo macarons pintados a mão, que podem ser dados como lembranças personalizadas. Uma das últimas criações da dupla foram os macarons de café, em homenagem ao Dia Nacional do Café, produzidos com massa e recheio de café especial da William & Sons, e com pintura artesanal de grãos de café. Aliás, segundo Liz, o macaron é o acompanhamento ideal para um espresso, adoçando suavemente a boca e potencializando o sabor da bebida.
Macarons com grãos de café Pintados pela artista Virgínia Giulian
Endereço: R. Barão de Santo Ângelo, 489 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90570-090
Cardápio:lizpatisserie.com.br