O casal Bruno Faria de Souza e Maria Helena Lopes tinha por hábito frequentar cafeterias nos momentos de folga. E sonhava em abrir um negócio na área de café, mas não queria nada muito convencional. Conseguiram.

Apaixonados pelo seriado americano Breaking Bad, buscaram no enredo e personagens da trama a inspiração para criar o Mr White Café, na Cidade Baixa. A série retrata a vida de Walter White, um brilhante professor de química com muitos problemas pessoais e familiares e que decide produzir metanfetamina com seu ex-aluno Jesse. Na trajetória do crime, conhece um químico chamado Gale que através de um equipamento feito com vidrarias químicas é capaz de extrair um excelente café (na 3ª temporada). Breaking Bad estreou em 2008 e teve cinco temporadas de muito sucesso, deixando uma legião de fãs.
Todos esses elementos – oriundos do universo da química – estão presentes no Mr White. Cafés servidos em vidraria química, como os copos Erlenmeyer e Becker, e várias referências à série nos ambientes da cafeteria dão um toque misterioso e muito interessante à cafeteria.
São servidos os principais métodos de café, com grãos Catucaí 44 Amarelo e orgânico Catuaí Vermelho. Um dos pontos fortes da casa é o método Cold Brew, um café extraído a frio, que, aos poucos, conquista o paladar dos gaúchos. “Como iniciamos nossas atividades no verão, queria justamente trazer a experiência do Cold Brew para nossos clientes, por ser uma bebida versátil e que tem tudo a ver com a química do café”, informa Bruno. Além do Cold Brew tradicional, Mr White também oferece a bebida acrescida de frutas, em diferentes versões.

Outra atração do espaço são os macacões que o personagem usa na série para os clientes vestirem e fazerem selfies. “Quem entra aqui embarca na experiência dos cafés especiais e no universo de Breaking Bad”, comenta Maria Helena.

Muitos dos clientes já fieis, apesar do pouco tempo de funcionamento da cafeteria, são fãs incondicionais das aventuras do professor Walter White. Um deles deu o livro “Folhas da Relva”, de Walt Whitmann, um dos favoritos do personagem da série, de presente ao casal de sócios. Os professores de química também adoram o espaço.
E assim como os personagens da série, a cafeteria também se transforma…
Com a chegada do outono, outras novidades no cardápio estão por vir, além de novas opções gastronômicas. “Como os personagens ao longo da série, nossas bebidas e acompanhamentos também vão se transformando”, brinca Bruno.
Em breve também estará aberta para a visitação uma exposição fotográfica com imagens produzidas no local pelo amigo do casal Carlos Eduardo Braz, que foi fazendo fotos com referências à série em suas visitas nos finais de semana. Um pouco dessa exposição, Café Combustível já antecipa por aqui, confira:
Mr White Coffee House
Rua General Lima e Silva, 1196 – Cidade Baixa
Funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 21h, e domingo das 16h às 21h
