O hábito delicioso do brunch

0
87

Brunch é uma refeição de origem britânica que combina o café da manhã (pequeno-almoço – breakfast) com o almoço (lunch). É normalmente realizada aos domingos, feriados ou datas comemorativas, quando as pessoas se reúnem por tempo indeterminado à volta da mesa a partir do final da manhã.

O hábito está se tornando comum nas grandes cidades brasileiras, principalmente em finais de semana, quando as pessoas têm mais tempo para uma refeição slow e para conversar e relaxar.

O cardápio do brunch é variado e pode apresentar de pratos frios a quentes: cereais, frutas, saladas, panquecas, sucos naturais, diferentes tipos de pães, bolos e queijos, omeletes, carnes, etc. Além de leite, chás e cafés preparados em vários métodos, também pode oferecer bebidas alcoólicas (clericot, champagne entre outros), complementando o tom mais festivo.

Em Porto Alegre (RS), algumas cafeterias estão se especializando em oferecer buffet de brunch para acompanhar um bom café nos finais de semana. Há também espaços exclusivos para desfrutar desta mistura de café da manhã e almoço.

A primeira casa especializada em brunch da capital gaúcha é a Santo Mimo, localizada na tradicional Av. Independência. Em uma casa acolhedora e intimista, o chef Patrick Vargas assina um cardápio repleto dos clássicos do brunch, de terças a domingos. Na Zona Norte de Porto Alegre, a Griffe do Sabor também oferece um variado buffet, aos sábados. Nos dois locais os clientes podem desfrutar de ambientes internos, climatizados, e de pátios externos, para completar a sensação de se estar em casa, tomando um café preguiçoso.

Próximo ao Parque Farroupilha (Redenção), o destaque é a padaria Pink Velvet, que oferece um divertido brunch aos domingos com seus donuts cor de rosa e pães e doces criativos.

Serviço:
Santo Mimo Casa de Brunch – Av Independência, 437
Griffe do Sabor – Rua Jari, 692
Pink Velvet – Av. Venâncio Aires, 757