Ele não tomava café até os 30 anos de idade, era considerado uma exceção entre os colegas jornalistas. Até que assumiu como chefe de redação no grupo Band e passou a ter uma térmica na sua sala, para as reuniões. “Comecei a fazer reuniões regadas a café e desde então nunca mais larguei o hábito”, comenta o jornalista Renato Martins.
Hoje Renato é empreendedor no segmento da comunicação. Criador da plataforma Atitude Positiva , tem disseminado os conceitos de uma comunicação voltada para as boas notícias em diferentes canais – em suas redes sociais, blog, podcast, palestras e treinamentos. E sempre com um café por perto.
Nestes tempos de confinamento, por conta do Covid-19, Renato tem ainda mais o café como combustível. “O café é um grande companheiro de trabalho, nas minhas madrugadas de criação e ajuda a aproximar as pessoas. Só de sentir o cheirinho da bebida sendo passada, já dá um bem estar”, comenta. Para ele, tomar café é uma Atitude Positiva, pois energiza, deixa a gente mais atento, esperto, ágil e com mais vontade de viver.
Em Porto Alegre, suas cafeterias preferidas são A Brasileira, no Centro Histórico, e Leiteria 639, próximo ao Parque da Redenção. Renato também aprecia frequentar as padarias e confeitarias do Menino Deus, onde mora. E nas madrugadas gosta de tomar um café no Ecoposto, da Av. Ipiranga.
Seus métodos preferidos são o passado e o espresso. Recentemente, começou a gostar também de cappuccinos gelados. Agora, com o confinamento, está se virando com o café passado mesmo, que faz depois do almoço e à noite para trabalhar.
Café e cinema
Renato também considera o café um ótimo companheiro para se apreciar um bom filme. Cinéfilo assumido, o jornalista também produz e apresenta o programa Cena de Cinema , distribuído para várias emissoras de rádio e na Internet.
Ele confessa que chega mais cedo na sessão de cinema só para pegar um cappuccino na bombonière, antes do filme. E agora, vendo mais filmes em casa, também não dispensa uma xícara ao lado da poltrona.