Brasil sediará campeonatos mundiais de barismo em novembro

0
83

De 7 a 9 de novembro de 2018, o Brasil sediará, pela primeira vez, quatro modalidades dos Campeonatos Mundiais de Barismo, dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Essa conquista integra as ações do projeto “Brazil – The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Centenas de competidores, de mais de 40 países, virão à capital mineira representar sua nação na “copa do mundo” de preparo e prova da bebida. Os quatro campeonatos atendem a diversas maneiras de fazer café: “World Latte Art Championship” é o desenho no café com leite; o “World Coffee in Good Spirits Championship” é o preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria; o “World Brewers Cup” é a avaliação da performance do barista ao preparar café em método filtrado; e o “World Cup Tasters Championship” é destinado a provadores de café.

Os Campeonatos Mundiais de Barismo são organizados pela World Coffee Events(WCE), empresa que responde à Specialty Coffee Association (SCA), a Associação de Cafés Especiais mais relevante do mundo. O objetivo das competições é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais querida no planeta.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 a este mês de 2018, tendo como mercados-alvo: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa) e da Codemig. De 7 a 9 de novembro, reunirá, no Expominas, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.