Livro sobre cafés de Porto Alegre será lançado nos 250 anos da capital

0
72

O ex-vereador, bacharel em Letras e Direito e autor do livro “Certas Ruas de Porto Alegre”, Adeli Sell, e a jornalista e coffee influencer, Laura Glüer, fundadora do Café Combustível, são dois apaixonados pelas cafeterias da capital gaúcha. Além de frequentar os espaços, gostam de investigar sobre sua história, proposta e curiosidades.

Juntos, estão unindo suas experiências e conhecimentos para construir um livro sobre a história dos cafés em Porto Alegre, que será lançado em março de 2022, quando a cidade estará completando 250 anos de fundação.

Salão da Confeitaria Rocco, ponto tradicional da cidade no início do século passado

“Queremos fazer um resgate histórico dos primeiros cafés no Centro da cidade, analisar as mudanças comportamentais ao longo das décadas e a expansão para outros bairros”, comenta Adeli.

Laura enfatiza que a capital gaúcha tem forte influência portenha e que, nos últimos anos, surgiram polos de cafeterias com perfis distintos, em bairros como Moinhos de Vento e Cidade Baixa.

Cafe do Porto foi um dos empreendimentos que marcou época na Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, nos anos 1990 e 2000

Os dois autores também vão analisar a crise da pandemia e seus impactos nas cafeterias da cidade, projetando o futuro do segmento na cidade nos seus 250 anos.

O lançamento do projeto será feito em uma live no Instagram do Café Combustível, nesta quarta, dia 21, às 19h. A dupla está em fase de captação de patrocínios para o projeto e já abriu um crowdfunding para todos que quiserem colaborar https://www.catarse.me/livro_cafes_250_anos_poa_a1d0?ref=project_link