Leite da fazenda para um café especial

0
65
Diferentes tamanhos de embalagens dos leites Trevisan

Já falamos por aqui que um bom café depende de muitos fatores: plantio, colheita, torra do grão, moagem, método e, por fim, a mão do barista, que está preparando a bebida. Tudo contribui, até a temperatura da água utilizada. No caso de um café Latte, Cappucino (ou outro tipo à base de leite), o leite utilizado é fundamental para um bom resultado na xícara.

A marca Fazenda Trevisan, de Farroupilha (RS), vem se destacando entre os baristas e apreciadores de cafés especiais no sul do país, por oferecer leites frescos e com qualidade diferenciada.

Christiano Trevisan e seu irmão Jean Carlos Trevisan conduzem há 15 meses a marca própria e já distribuem para os supermercados da rede Zaffari, mercados de bairro e várias cafeterias do Paraná, SC e RS. Entre seus clientes estão a Origem Cafés Especiais, Press Café e as cafeterias do Café do Mercado.  

O empresário Christiano Trevisan fala sobre os leites da marca
Christiano Trevisan explica sobre produção do leite em evento na Dona Dora Cafés

Único produtor na região sul

A Fazenda Trevisan é o único produtor de leite pasteurizado Tipo A no sul do país. Nas versões integral, semidesnatado e desnatado, os leites são produzidos em rigorosas condições higiênicas e sanitárias, pasteurizados e envasados dentro da própria fazenda, sem nenhum contato humano durante a produção. Christiano explica que todos esses cuidados garantem um leite mais nutritivo, digestivo e muito próximo do natural.

Com opções de embalagens de litro e meio litro, a Fazenda Trevisan desenvolveu um sistema de entrega semanal para as cafeterias, o que garante sempre leite fresco para oferecer aos clientes. A empresa também desenvolveu a única versão brasileira de leite tipo A Zero lactose, para dietas restritivas. Outro destaque é o creme de leite fresco, que vira chantilly instantaneamente (no sifão ou batedeira) e dá uma textura diferenciada ao café

Investindo em tecnologia de ponta, a Fazenda Trevisan mantém todas as vacas em espaço com livre acesso à comida e água, com área para descanso e conforto térmico. “Isso influencia na produção de um leite melhor”, explica Christiano.

Vacas em pasto para produção de leite tipo A
Todos os cuidados são tomados para a produção de um leite Tipo A

Diariamente, é feita análise laboratorial de amostras de todos os animais, para atestar a qualidade dos produtos e levar segurança aos clientes, procedimento que vai além do que é exigido pela legislação para classificação de leites tipo A.