Gelato de café para os dias de calor

0
39

O café é um ingrediente especial em inúmeros pratos doces e salgados. Seu sabor marcante pode estar em muitas sobremesas e também em sorvetes, frapês e gelatos. Uma das receitas italianas de maior sucesso é justamente o Afogato, que nada mais é do que uma bola de sorvete sobre um espresso.

O empreendedor gaúcho Cristiano Marozini Karst está dando vazão à suas origens italianas, criando sabores inusitados de gelato, produzidos artesanalmente, com a marca KGelato. Cristiano já havia começado a produção de strudels doces e salgados, seguindo a receita tradicional austríaca, do outro lado da família, com o nome KStrudel.

“Os gelatos surgiram em complemento à produção dos strudels, como mais uma opção de doce artesanal para acompanhar uma xícara de café, em qualquer estação do ano”, comenta Cristiano.

Os gelatos levam nomes de pontos turísticos da Itália e um dos sabores tem café na composição: Palazzo Vecchio (café e nozes), Fontana Di Trevi (limão siciliano e manjericão), Vaticano (amêndoa), Coliseu (Gorgonzola e maçã verde), Torre di Pisa (morango) e Muro de Berlim, o único que leva o nome de um ponto fora da Itália, por reproduzir os ingredientes de um apfel strudel (maçã e uvas passas).

Vale muito essa pedida em um dia de calor, você não acha?

Cristiano exibe com orgulho seus gelatos e strudels

Mas, afinal o que é um gelato?

Muita gente pensa que gelato e sorvete são a mesma coisa. Os dois têm métodos de preparo e texturas diferentes.

Os gelatos surgiram em Florença, na Italia, como uma mistura de neve e frutas. Foi a sobremesa servida no casamento de Maria de´Medice, no Palazzo Vecchio, em 1600, inventada por Bernardo Buonacorsi.

O gelato é diferente do sorvete, pois é fabricado com muito mais leite e sempre do tipo A. No caso da KGelato o insumo vem da Fazenda Trevisan – já falamos dela por aqui no Café Combustível, lembra?

O creme do gelato é feito com frutas naturais ou essências (no caso de sabores como chocolate e café) e o resultado é uma textura mais leve e que não congela como o sorvete tradicional.

Kstrudel / KGelato (per Cristiano Marozini Karst)

Encomendas: whats 51 981167388

A Kstrudel é uma das apoiadoras da Confraria do Café Combustível 3ª edição – Café e Gastronomia – no dia 24 de setembro. Inscrições aqui