Fake news no segmento do café

0
147

É falso o vídeo que mostra café misturado com sangue de boi

A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Investigações Gerais de São Paulo contra a disseminação da desinformação sobre o uso de sangue de boi para encorpar o café. O vídeo tem viralizado nos últimos dias pelas redes sociais, com mais de 270 mil acessos.

A ABIC nega que tal procedimento ocorra.  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também não permite que tal mistura ocorra no café produzido no Brasil. A única norma da agência que cita a presença de material oriundo de animais é a Resolução nº 14/2014, que estabelece um limite de tolerância para matérias estranhas no café torrado e moído. Segundo texto, são tolerados 60 fragmentos de insetos em cada 25g do produto, que são indicativos de falhas das boas práticas, mas que não trazem riscos (que nojo!).

Em nota publicada em sua conta oficial no Facebook, a ABIC classifica a informação sobre a incorporação de sangue ao café como “fake news”. A associação espera que sejam identificados “os autores dessa notícia falsa, que caracteriza crime de calúnia, podendo prejudicar todo um setor”.

A Friboi, frigorífico citado nominalmente no áudio como fornecedor do sangue de boi para produtores de café, também negou as informações. A mesma peça de desinformação também foi verificada pelos sites Boatos.org e pelo e-Farsas.

Fonte: Aos Fatos Mais