Espaço para degustar e aprender sobre cafés

0
87

Era para ser um ano sabático. Mas acabou sendo uma aventura de dois anos viajando pelo mundo e conhecendo sabores exóticos e novas culturas.  Profissional da área de tecnologia da informação, Ricardo Preussler conheceu diferentes países da Europa, Ásia e África. No continente africano ele conheceu a Ethiopia, berço da primeira planta de café no mundo. No retorno ao Brasil, resolveu abrir seu próprio espaço dedicado aos cafés especiais.

Assim nasceu, em novembro de 2019, a Artisan Cafés Especiais, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. A cafeteria funciona no novo empreendimento Artsy, da Maiojama, que concentra espaços residenciais, estúdios de trabalho e uma praça de alimentação em um conceito contemporâneo e arrojado.

A Artisan é diferenciada não somente na oferta de bebidas, mas no espaço com mesa compartilhada, que convida à degustação de diferentes sabores, acompanhando o preparo dos cafés pelo barista. Também tem mesas externas, com espaço pet friendly. Neste momento, a mesa interna está com cadeiras intercaladas, respeitando o distanciamento social exigido. Um grande painel que mostra em traços o plantio e a colheita do café complementa a decoração.

A casa oferece cafés brasileiros do sul e cerrado mineiro, das marcas William & Sons no espresso e Unique, Lucca e Academia do Café nos demais métodos. Além dos métodos já conhecidos (Hario V60, Chemex, Aeropress, Moka italiana, etc), outro ponto forte da Artisan são os drinks com cafés, etílicos ou não.

Um dos mais pedidos é o Café Vietnamita, uma receita típica daquele país, conhecido por lá como Egg Coffee. É um café com uma espécie de gemada e especiarias, de sabor adocicado e muito nutritivo. O café preparado à moda turca também é bastante pedido, assim como drinks com licores.

“Somos uma cafeteria jovem, que oferece um ambiente acolhedor e várias receitas com a bebida, sempre valorizando a produção do café e o cuidado em todo o processo do pé a xícara”, afirma o empreendedor Ricardo.