Deu pra ti, baixo astral…

0
8

POA e seus novos cafés trilegais

Depois de um longo inverno pandêmico, a primavera começa a dar seus ares com cafés tradicionais reabrindo e novos espaços surgindo na capital. O Centro Histórico de Porto Alegre passa a ser uma área de revitalização, com tendência de novos cafés nessa região. Mas também nos bairros, surgem aprazíveis lugares para tomar nossa bebida preferida.

Café Combustível fez uma seleção do que abriu neste segundo semestre:

LuciaMaria Cafés de Origem

LuciaMaria é uma nova opção de cafés especiais no Centro Histórico, localizada na travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana. Oferece cafés de origem e nanolotes especiais de diferentes regiões do país em vários métodos de preparo, para consumo no local ou take away, tendo como proposta estimular a sustentabilidade, com uso de equipamentos e materiais recicláveis. Uma ótima pedida para quem vai assistir um filme na Cinemateca Paulo Amorim, conferir os lançamentos da Livraria Taverna ou mesmo só passear na linda morada do poeta.

Empório Nouveau

O Empório Nouveau é um pequeno mercado que mistura cultura e gastronomia, onde, além de entremets (onde tudo começou), também são servidas outras delícias francesas, como croque monsieur e quiches, vinhos e espumantes em cálice e cafés. Também comercializa produtos especiais tipo delicatessen e cestas de presentes. Tudo remete à França, inclusive a elegante decoração. O empório está localizado na Rua Giordano Bruno, 13, bairro Rio Branco.

Café no Iberê

A cafeteria da Fundação Iberê Camargo, na zona sul de Porto Alegre, está sob nova direção. Gerenciado pela Valori Gastronomia, que também tem uma unidade no Complexo Cultural Vila Flores, o espaço tem um café convidado semanal, de diferentes torrefações gaúchas. Além disso, também traz novidades gastronômicas e drinks especiais, sempre valorizando os chefs e sommeliers do Estado e tendo como cenário a arquitetura marcante do museu e a linda vista do Guaíba.

Porto Farrô

Cafés especiais de alta qualidade, sanduíches e releituras de doces clássicos junto a um espaço aconchegante e repleto de arte e cultura. Esse é o Porto Farrô, localizado na Rua Vieira de Castro, 156, bem pertinho do Parque da Redenção. O cardápio reúne os clássicos cafés espressos, com leite e cremosos, além de métodos coados e outras variações. O público que visita a casa também encontra obras de diversos artistas urbanos locais – a casa tem galeria própria, com exposições temporárias, obras interativas e homenagens a Luís Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Oliveira Silveira e Martha Medeiros, além de livros sobre Porto Alegre.

Santé Café

Depois de um período fechado durante a pandemia, o Santé Café reabre em novo endereço na Av. Sarmento Leite, 246, em frente à UFSCPA. Além de cafés e vários tipos de salgados e tortas, o lugar também tem um apelo forte com a arte e com a música, seguindo a tradição do antigo endereço, no Centro Histórico.

Senhor Gabô

Inspirado na obra de Gabriel Garcia Marques, o simpático café da Riachuelo (em frente à Biblioteca Pública) encontra-se em nova fase, assumido pelos proprietários da bolaria Dona do Pedaço. A ideia é unir bolos deliciosos, cafés e a boa literatura do Senhor Gabo em um único ambiente. Vale conferir.