Coopetitividade: o novo lema na cafeicultura

0
105

O Conselho Nacional do Café (CNC) concluiu seu planejamento estratégico no último mês de junho, adotando como visão de futuro o conceito de Coopetitividade. Segundo o coordenador da implantação do planejamento estratégico, José Marcos Magalhães, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), a visão de futuro do CNC deve buscar uma cafeicultura competitiva, sustentável e integrada. “Precisamos ser coopetitivos, cooperando e competindo simultaneamente, o que nos permitirá estar aptos a crescer com a aceleração das mudanças”, explica.

Para levar à frente este planejamento, foi aprovada também uma nova governança do CNC, que promoverá a participação mais efetiva das bases produtoras nas decisões e ações do Conselho, através da criação dos Comitês de “Tecnologia e Pesquisa”, “Estatística e Conhecimento”, “Sustentabilidade”, “Recursos” e “Comunicação”. Também foi indicada a necessidade de organizar melhor os dados e informações para garantir inteligência de mercado, assim como implantar tecnologia e gestão na cadeia para garantir eficiência e produtividade no setor.