Confrades do café e gastronomia

0
33

O café como parte do ritual de uma refeição, dentro de um prazer gastronômico maior. Essa foi a discussão principal na terceira edição da Confraria do Café Combustível, realizada na quinta, dia 24 de setembro, sobre Café e Gastronomia.

Os palestrantes foram a pesquisadora gastronômica e criadora do blog Cucina Artusiana, Carla Maicá, o chef de cozinha Edevaldo Nunes, com experiência de mais de 20 anos na culinária internacional, e o publicitário e beer sommelier Bento Ferreira.

Carla trouxe principalmente o aspecto cultural do café na culinária brasileira e a relação afetiva dos brasileiros com a bebida. Também ressaltou que há um grande potencial do café como ingrediente gastronômico, mas que talvez essas receitas estejam na oralidade e não registradas nas obras clássicas da culinária brasileira. Por fim, comentou que já é comum em alguns restaurantes haver uma carta especial de cafés, com diferentes métodos e sabores, assim como vinhos e cervejas.

Complementando o debate, chef Edevaldo disse que prefere usar a bebida nas sobremesas, embora já tenha feito utilizado o café para dar um toque especial em alguns pratos salgados. Porém, nos primeiros anos de sua carreira, quando trabalhava em um resort em SC, ganhou um concurso gastronômico com uma receita típica da região – uma tainha com pirão de café, segundo ele, um prato caiçara com toque lusitano.

Em relação às cervejas, Bento trouxe as diferenças no processo produtivo de cada tipo de cerveja acrescida de café e como o retrogosto da bebida pode também estar naturalmente na bebida, devido ao processo de torrefação.

A terceira edição teve participação também do jornalista Almir Freitas, editor do site GastronomiaRS, parceiro do Café Combustível.

Empreendedores mostraram novidades

Cerveja de café, pão com café, bolo de cappucino, quindim de café. Essas foram algumas novidades apresentadas na terceira edição da Confraria do Café Combustível. Também foram apresentados outros acompanhamentos como antepastos, strudel austríaco, quiches, empanadas, produtos orgânicos e peças artesanais. Os parceiros do evento tiveram 5 min para falar de seus negócios e trocar experiências.

A próxima edição da Confraria do Café Combustível acontece dia 22 de outubro, novamente no formato online, com o tema Moda e Café.