Cafeterias aderem ao Outubro Rosa

0
79

O Brasil registra mas de 59 mil novos casos de câncer de mama todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A detecção precoce da doença possibilita maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade no atendimento. A mamografia é o principal exame preventivo e é direito de toda mulher realizá-la anualmente para a saúde da mama.

O décimo mês do ano é considerado o Outubro Rosa, por contar com muitas atividades de conscientização para a prevenção do câncer de mama. Não somente as instituições de saúde, mas muitas organizações atuam na divulgação da causa e as cafeterias não ficaram de fora.

Em Porto Alegre, o Café da Bastian , no bairro Menino Deus, fundado pelas amigas empreendedoras Regina Ferri e Elaine Anele, estará repassando 20% da renda de seus espressos em outubro para o Instituto da Mama do RS (Imama). O Café da Praça da Alfândega, no Centro da capital gaúcha, colocou informações sobre o autoexame das mamas em suas mesas. Já o Café do Bairro, na zona sul de Porto Alegre, inovou na receita: criou um café com leite com calda de morango, em homenagem ao Outubro Rosa.

Café da Bastian vai doar 20% da renda dos espressos para Imama

Redes de cafeterias, com várias unidades na capital gaúcha, Z e 18 também coloriram seus pontos de venda. Nas unidades 18 Café, os atendentes vestiram a camiseta do Outubro Rosa. Já no Z, os clientes do Take Away levam um copo com o logo em rosa para lembrar da importância da prevenção. De acordo com Sandro Zanette, um dos sócios da rede Z Café, a iniciativa busca fazer com que as pessoas se conscientizem sobre o tema. “Queremos fazer a nossa parte nesta campanha mundial”, diz.  As ações devem continuar nas duas redes no Novembro Azul, voltado à prevenção do câncer de próstata.