Cafés especiais no Vale dos Sinos

0
15

O Vale dos Sinos é o berço da imigração alemã no Rio Grande do Sul e uma região pujante, com indústrias de calçados, universidades, comércio e serviços bastante ativos. São Leopoldo é uma das cidades mais importantes dessa região.

São Leopoldo também conta com um espaço de cafés especiais, com comidinhas diferenciadas, em um ambiente agradável e moderno. Formada em Gastronomia pela Feevale, Betina Müller Pimentel (foto abaixo) abriu a Puro Café em dezembro de 2017 e começa a consolidar a proposta na região.

A Puro Café serve cafés especiais em diversos métodos, procurando quebrar alguns velhos conceitos: de que café bom vai para fora do Brasil, de que coado se toma em casa e na rua se toma espresso, de que café bom é forte e de que café é tudo igual.

Diferentes métodos de preparo de café são servidos na mesa, explicando cada processo, para que o cliente entenda a importância de cada etapa. As comidinhas são produzidas por Betina, que se especializou em Confeitaria e também estudo Barismo no famoso Coffee Lab, de São Paulo. Ela foi barista em outras cafeterias até que surgiu a oportunidade de abrir a Puro Café.

Betina confessa que no início muitas pessoas não entendiam a proposta, entravam, nem liam o cardápio e pediam cafés cheios de chantilly. Aos poucos, com tempo e paciência, no trabalho formiguinha, a casa foi cativando os clientes para o mágico universo dos cafés especiais. “Temos muitos clientes que tomavam apenas chá ou só pediam espresso, e hoje amam café coado e adquiriram métodos para passar o seu café em casa”, comemora a proprietária.

Os métodos servidos na Puro são: coado no pano, Hario V60, Chemex, Kalita, Koar, Aeropress, Clever, Sifão, Prensa Francesa. A casa trabalha com dois cafés “fixos” (enquanto durar a saca) torrados pela Catarina Coffee Roasters, de Minas do Leão/RS. Também se abastece com cafés variados de outras torrefações brasileiras.

Na confeitaria, de inspiração franco-americana, o forte são as tortinhas, brownies, cookies, quiches, pães de queijo e pizzas, além de sanduíches feitos na hora e omeletes. Durante o período mais duro da pandemia, com as portas fechadas, sobreviveram vendendo pães de fermentação natural. Foi aí que a demanda aumentou e a Puro Café teve de se mudar para um espaço maior, no mesmo bairro. “Os clientes estão gostando mais do novo espaço. É uma antiga residência e remente mais a aconchego e tranquilidade, diferente do Centro da cidade”, comenta.

Para Betina, o café conecta pessoas. É aquele momento íntimo, onde você para relaxar e trocar uma ideia com um amigo. É aquele momento depois do almoço de família, que a conversa segue na mesa, com café e doce, até o final da tarde.

Café é muito mais do que uma bebida. Adoro falar de café, sempre aprendo coisas novas com os clientes, e estamos sempre passando conhecimento para os clientes também, como melhorar o café em casa, dicas de moagem, etc. Esses momentos são muito gratificantes e tenho muitos clientes que hoje considero amigos”, conclui.  

PURO CAFÉ

Rua Mário Totta, 182, Rio Branco/São Leopoldo

Abertos de quarta a sábado das 13h30 às 18h30.