Café sustentável

0
104

O café é uma bebida que cada vez mais se insere na discussão da sustentabilidade, com a produção de cafés orgânicos, reciclagem de seus resíduos. Por isso, no Dia Mundial do Meio Ambiente – 5/6 – não poderíamos deixar de reforçar as iniciativas que buscam preservar o meio ambiente.

A produção de café orgânico no Brasil há muito tempo deixou de ser um modismo. As lavouras orgânicas não usam agrotóxicos no cultivo do café e devem estar distantes pelo menos 15 km de vizinhos que fazem uso deste tipo de produto. Nenhum fertilizante químico é usado, somente humus e outros compostos orgânicos (a própria borra do café serve como adubo) e a capina é manual. A sustentabilidade também está na geração de postos de trabalho: nestas fazendas há maiores cuidados com a qualidade de vida e salários mais justos aos trabalhadores.

Reciclagem da borra de café

Você sabia que é possível fazer botões de roupa e muitos outros utensílios com a borra do café? O café gera cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos por ano, em todo o mundo, segundo pesquisa da Universidade de Navarra, na Espanha. Marcas como a Recoffee Design, de Ribeirão Preto (SP) transformam borra em arte. Já falamos sobre a marca por aqui no Café Combustível. O pessoal da Recoffee Design também lançou nesta semana do meio ambiente uma campanha para aproveitamento doméstico da borra do café. Veja as peças da campanha.