Café e chocolate: a dupla imbatível

0
27

Simon & Garfunkel, Lennon & Mc Cartney, Tom & Jerry, Chitãozinho e Xororó, João Bosco e Aldir Blanc, Erasmo e RC, Kleiton & Kledir… Todas essas duplas fazem muito sucesso. Mas poucas duplas são tão perfeitas quanto o Café e Chocolate. A harmonização entre a bebida chamada de “ouro líquido” e o nosso fruto mais doce traz energia e prazer.

Mas por que o café e o chocolate harmonizam tão bem?? Segundo Juliana Recuero Ustra, criadora do projeto Chocolate no Brasil, cafés e chocolates de qualidade são incríveis para degustação e, juntos, ficam ainda melhores.

A especialista indica usar os 5 sentidos para “ler” esta dupla. Observar cores e tons, sentir a textura do chocolate, analisar os sabores que se desprendem na boca, para ter uma experiência sensacional. É importante prestar atenção aos aromas que vêm tanto do café como do chocolate – antes de degustar e depois na boca. “Você vai encontrar referências florais, frutadas, de nuts, de lácteos e de outros elementos como tabaco, madeira e outros”, comenta Juliana.

O chocolate e o cacau, seu fruto de origem – assim como o café – conversam com vários temas: gastronomia, turismo, sustentabilidade, história, saúde, entre outros tantos. E foi pensando nisso que Juliana criou o projeto Chocolate no Brasil uma ação que teve início em 2013.

O objetivo central do projeto é a promoção de iniciativas brasileiras em chocolates tree to bar e bean to bar, através de eventos, conteúdos e ações diversas. Em março deste ano, Juliana criou também a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, uma viagem exploratória pelas origens do cacau e dos chocolates do Brasil. O resultado dessa expedição vai virar um livro que será publicado em 2022.

O projeto tem um blog e também está nas redes sociais Instagram e no Youtube.

Cacau e o chocolate no Brasil

O Brasil é o 7º maior produtor mundial de cacau. A produção está concentrada principalmente nos Estados da Bahia, Pará, Espírito Santo,  Rondônia, Mato Grosso, regiões onde também estão muitas fazendas cafeeiras. O país tem hoje mais de 90 mil produtores de cacau, ou seja, é muita gente vivendo desta cadeia produtiva.  Os melhores chocolates do mundo são os brasileiros e as grandes marcas internacionais usam o nosso cacau.

Da mesma forma como os cafés se dividem hoje em categorias, o chocolate também passa por uma classificação de qualidade. Basicamente há dois tipos no mercado: o chocolate industrial de larga escala (que usa cacau commoditie) e o chocolate especial (tree to bar e bean to bar, que usam cacau fino).

Conforme Juliana, há uma grande diferença entre fórmulas, qualidade do cacau, valor agregado, sustentabilidade e benefícios para a saúde entre os chocolates. A especialista dá 2 importantes dicas para escolher um café sustentável e saudável:

1. Escolha um chocolate brasileiro, pois assim fortalecemos a economia no país.

2. Sempre leia o rótulo e busque a alternativa que tenha o menor número de ingredientes.  Há, por exemplo, chocolate que é feito somente de cacau e açúcar. Nestes você vai sentir melhor o sabor do cacau e usufruir dos antioxidantes que são excelentes para o organismo.

Então vamos para uma xícara de café com chocolate??? Valorizando nossos cafés e chocolates, sempre.

Até breve, coffee e chocolovers!!!