Café como combustível na homenagem a Santa Maria

0
94

A cidade de Santa Maria, na região central do RS, comemorou 162 anos neste domingo dia 17 de maio.

Para comemorar a data, um grupo de oito artistas plásticos da cidade desenvolveu, de forma coletiva, a obra Santa Maria 162 anos, que está exposta no museu de arte da cidade.

Os artistas colocaram sua criatividade sobre um painel de 3×2 metros, em MDF, com estrutura metálica. Foram utilizadas linguagens mistas de expressão, homenageando vários temas relacionados ao desenvolvimento da cidade como a índia Imembui e o índio Morotin, a estação férrea, a urbanização, a produção de conhecimento e fatos históricos que marcaram a trajetória do município.

A arquiteta e artista plástica Lygia De Almeida Marques foi uma das artistas convidadas. Coffee lover assumida, com uma série de obras tendo o café como inspiração, como a tela Café, Sol e Mar, cujo processo criativo já relatamos no Café Combustível. Lygia teve mais uma vez sua bebida preferida como combustível neste processo criativo.

Ela relata que foi um processo criativo muito interessante, nenhum artista combinou nada um com o outro, cada um tinha um turno de trabalho sobre o painel. “Como minha arte é abstrata, busquei traduzir os montes e montanhas que cercam Santa Maria, a estrada e a cidade no pôr do sol”, diz.

E para inspirá-la neste processo alguns cafés serviram de combustível, brinca a artista. “Tomei ao todo 4 xícaras de café, sem açúcar. Antes de iniciar a pintura servi uma para organizar as ideias. Depois tomei mais alguns nas 4 horas que fiquei ali pintando”, comenta.

A obra Santa Maria 162 anos é uma iniciativa do projeto Viva Santa Maria 2020 e estará em exposição permanente no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria com promoção da Rádio Atlântida e Theatro Treze de Maio, e conta com apoio cultural das Farmácias São João, Sindigêneros e Ávato. O patrocínio é da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. Governo do Estado do Rio Grande do Sul.