Café como aliado da saúde e beleza

0
281

Você sabia que o café também pode auxiliar no combate à obesidade? Pesquisadores ingleses concluíram que uma xícara de café é suficiente para estimular a gordura marrom do corpo, que tem papel fundamental na queima de calorias. Detalhes da descoberta foram publicados em 2019 na revista especializada Nature – Scientific Reports e, segundo os autores do artigo, poderão ajudar em estratégias de combate ao acúmulo de peso.

A pesquisa é uma das primeiras a mostrar o efeito direto de um elemento externo sobre as funções do tecido adiposo marrom (BAT, em inglês), também conhecido como gordura marrom. Trata-se de um dos dois tipos de gordura encontrados em humanos e em outros mamíferos. Inicialmente, acreditava-se que o BAT existia apenas em bebês e em animais hibernando. Recentemente, foi detectada a presença dele também em adultos.

A função desse tecido adiposo é gerar calor corporal queimando calorias, em oposição à gordura branca, que é resultado do armazenamento de calorias em excesso. “A gordura marrom funciona de maneira diferente, produz calor queimando açúcar e gordura”, explica, em comunicado, Michael Symonds, professor da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e um dos autores do estudo científico.

O efeito da cafeína foi confirmado, mas os pesquisadores acreditam que mais estudos ajudarão a entender melhor a relação entre a bebida e a gordura marrom.

Cosméticos cafeinados

Enquanto as propriedades da cafeína são pesquisadas pela medicina, várias marcas de cosméticos já apostam no poder desta substância para o combate à celulite e para a beleza da pele.

A curitibana Racco tem vários produtos à base de café. Para o combate da celulite, a marca oferece uma linha com um Sérum e um Suflê Corporal com cafeína vetorizada em seus ingredientes. Segundo a consultora de beleza Aurecleni Leite, que revende os produtos da marca no RS, testes comprovam que a cafeína vetorizada atua estimulando a lipólise (processo de quebra e degradação da gordura) e diminui o estoque de triglicerídeos nas células de gordura.

Aurecleni Leite, consultora de beleza, e Valdir Preuss, representante da Racco no RS

E já que estamos no “Dezembro Laranja” de Prevenção ao Câncer de Pele, vale lembrar também que o filtro solar é o nosso melhor aliado na praia, no campo ou na cidade. A marca Racco oferece filtro solar com café verde e fator de proteção até 70.

Esfoliante natural

A borra de café também funciona muito bem como um esfoliante natural, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e pode ser utilizada tanto na pele do corpo como do rosto um a duas vezes por semana, dependendo do tipo da pele. O ideal é que seja misturada a um ingrediente mais hidratante como mel, algum óleo (amêndoas, girassol) até mesmo azeite de oliva até formar uma pasta e aplicar na região desejada em movimentos circulares, como um peeling. A dica é da dermatologista Cristina Bergamaschi, da Clínica Mirabile, em Porto Alegre.

Cristina Bergamaschi salienta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café