Café com afeto: um refúgio acolhedor no Centro de POA

0
107

O Santé Armazém, Bistrô & Cafeteria, localizado na Galeria Andradas Center, no Centro Histórico de Porto Alegre, completou um ano de nova gestão nesta primeira semana de abril. Por enquanto, os abraços são virtuais, mas os proprietários Daniel Monteiro Martins e Kevin Zucolotto não deixaram de comemorar. Afinal, afeto e comemorações não faltaram por lá nos últimos 12 meses.

O espaço se tornou um ponto de encontro e confraternizações na região central da capital gaúcha, realizando eventos temáticos e gastronômicos. O antigo nome Santé Cafés Especiais deu lugar à denominação Armazém, Bistrô e Cafeteria justamente para lembrar uma parte importante da história de Daniel, que é formado em Hotelaria e cresceu vendo as tarefas de seu pai como dono de armazém.

Ambiente acolhedor tem exposições de artistas gaúchos

Muitos anos depois, garimpando em seu baú de afetos e memórias, surgiu o desejo de abrir um negócio que o aproximasse daquela parte de sua infância vivida ao lado do pai. “O resultado foi a mudança de nome e o inevitável desejo de que Santé se transformasse em um lugar em que grãos de café e vivências de afeto se misturassem”, revela Daniel.

Com espressos e cappuccinos assinados pelo barista argentino Nicolás, sanduíches caprichados, uma sopa para esquentar o corpo e a alma nos dias mais frios e risotos saborosos, a casa começou a trazer uma nova proposta gastronômica.

Eventos movimentam o espaço

Junto com as inovações no cardápio, chegaram os eventos. Foram em média de dois a três eventos por mês neste primeiro ano da nova fase e a programação será retomada assim que a normalidade voltar para os estabelecimentos comerciais.

Apoiando na promoção dos eventos está Dóris, esposa de Daniel, que é professora universitária na área de Didática e Linguagens. Tarde Cigana, Chá das Mães, Queijos e Vinhos, Nhoque da Sorte, mostras de moda e de arte inclusão, brunch com Picasso, forró e grito de Carnaval foram alguns dos eventos promovidos.

Eventos gastronômicos têm movimentado o Centro Histórico da capital gaúcha

Segundo ela, o casal decidiu investir no Santé pela possibilidade de somar saberes de diferentes áreas – hotelaria, gestão, educação. E temperar esta mistura com pitadas generosas de afeto, criando um espaço de aconchego, experiência gastronômica e bom atendimento proporcionando encontros felizes entre amigos, colegas de trabalho, parentes.

“Tanto Daniel quanto eu somos profissionais realizados em nossas áreas. Eu continuo vinculada à educação e nela permanecerei até o momento de minha aposentadoria. O Santé surgiu como desafio de diversificar e inventar algo em que nossas áreas de origem também estivessem presentes”, comenta Dóris.

Assim é o Santé: lugar de encontro de amigos para bate-papo, de colegas para reuniões de trabalho, de mestrandos e doutorandos para orientações, de aniversariantes para celebração da vida com outros amigos. Um lugar de abraços e palavras amigas que oferece refúgio para quem deseja fugir um pouco da agitação, ler um bom livro, o jornal do dia ou e-mails, prestigiar as telas de artistas, saborear uma taça de vinho. “O conjunto de todos estes ingredientes é nosso diferencial”, finaliza Daniel.

Daniel, em um dos eventos realizados no Santé, com o Coringa

E em primeira mão: vamos fazer ainda em 2020, quando estiverem liberados os encontros presenciais, um lindo evento temático do Café Combustível com cardápio harmonizado lá no Santé. Quem topa?

Santé Armazém, Bistrô e Cafeteria

Onde? Rua dos Andradas, 1546 Galeria Andradas Center