Beatles Coffee Shop

0
141

Os Beatles revolucionaram o imaginário de toda uma geração. Sua música e sua imagem foram vistas como um confronto aos padrões convencionais vigentes, na década de 1960 do século passado, produzindo uma revolução radical na cultura e nos costumes da sociedade que dela passaram a utilizar-se como veículo de transformação, argumento e motivo de identidade. Ousados, irônicos e irreverentes, os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, como a mídia os chamou, tornaram-se ícones da juventude num contexto em que a Inglaterra era moralista e muito apegada às normas e tradições de seus castelos seculares.

Na curta trajetória de oito anos, os Beatles saltaram do rock ingênuo de Love Me Do para canções revolucionárias como Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Get Back. Pouco tempo, em termos de história, mas foi uma época que incluiu uma variedade complexa de sentimentos para mostrar aos mais incrédulos que a velha ordem estava desmoronando e a nova desordem começava a conquistar as ruas das capitais via Londres. O fim dos Beatles, em abril de 1970, comoveu o mundo e deixou uma geração inteira triste. Os lamentos são ouvidos até hoje. Só que, ao contrário do que acontece com outros grupos de rock que se desfazem, a separação deles não apagou a sua imagem.

Ainda hoje é possível ver como a imagem da banda britânica é lembrada e difundida nos diferentes setores da economia. Exemplo típico é a cafeteria Abbey Road Coffee, criada por Richard Porter para homenagear o quarteto mais famoso de Liverpool. Além de degustar um bom café, o local é uma ótima oportunidade para lembrar os Beatles, já que muitos produtos inspirados na banda são comercializados ali: livros, bottons, mochilas, CDs, camisetas, lápis, canetas, posters, jogos.

Próximo dos estúdios onde os Beatles gravaram suas músicas e da própria faixa de pedestres existe outro ambiente que serve um delicioso café. Chamada Beatles Coffee Shop, esta cafeteria fica localizada na estação St John’s Wood Underground Station de metrô. Lá servem o tradicional café inglês e outros produtos, como bolos, doces, salgados e refrigerantes. O café faz parte do London Beatles Walk, um passeio turístico pelos principais pontos onde os Beatles passaram. E para terminar, há uma bela música dos Beatles que faz uma pequena menção ao café: trata-se de Savoy Truffle (Álbum Branco, 1968). Vale conferir.