Arte para decorar o momento do café

0
40

Duas profissionais da área da saúde dividem hoje seu tempo produzindo peças decorativas que tornam o momento do café ainda mais bonito e agradável. Veja as histórias de empreendedorismo da MD Artesanato e Amor por Mesas.

Café como tema

A médica Cláudia Silveira, trabalha com Saúde da Família e Comunidade há 23 anos. Há dez meses, fez um curso de artesanato em MDF na praia de Imbé, no litoral gaúcho, e se apaixonou pelas possibilidades de arte com esse material. Começou a produzir bandejas, quadros, painéis e muitas outras peças decorativas, inicialmente para uso próprio e para os amigos mais próximos.  “Desde que fiz o curso, não consegui parar mais de produzir. Como fui acumulando muitas peças, além de dar várias de presente, comecei a vender, anunciando no marketplace”, comenta.

Em paralelo à atuação na Medicina, ela desenvolve a MD Artesanato (também conhecida como o artesanato da médica). Entre as peças mais pedidas estão aquelas que têm o café como tema. São suportes para cápsulas de café, bandejas e quadros com frases decorativas que ficam muito bem no chamado “Cantinho do Café”, uma tendência muito atual em arquitetura de ambientes, nas casas e escritórios.

Nestes tempos de Covid-19 – em que a Medicina e outras profissões da saúde estão sob tensão constante – a arte em madeira é quase uma terapia, segundo Cláudia. “É uma atividade relaxante. Comparo até com meditação. No momento em que estou ali, minha mente esvazia.” analisa.

A beleza e praticidade do sousplat

A farmacêutica Camila Bubolz atua há vários anos no setor de saúde, com planos privados. Mas na sua intimidade sempre gostou de uma mesa bem posta para reunir a família para uma refeição ou café. Desse cuidado, nasceu, em 2019, a Amor por Mesas.

A ideia surgiu quando Liane, a mãe de Camila, se aposentou e tinha uma máquina de costura parada em casa. A farmacêutica começou então a pesquisar mais sobre a decoração de mesas em sites e revistas especializadas e as duas começaram a produção de sousplats. De origem francesa, o sousplat significa “em baixo do prato”. Além de servir como base para o prato, ele protege a mesa ou a toalha de respingos, serve também para evitar que o prato fique “escorregando” na mesa quando a pessoa corta a comida, além de dar um charme todo especial na decoração. Pode ser usado juntamente com a toalha, jogo americano ou diretamente sobre a mesa.

Camila e a mãe Liane são sócias na Amor por Mesas

“Inicialmente, nossas clientes foram as amigas, colegas de trabalho, amigas das amigas que vão nos seguindo e vendo nosso trabalho! A produção ainda é pequena, mas feita com todo carinho e dedicação”, comenta Camila. Hoje, alem de sousplats, a Amor por Mesas conta com outras peças como trilhos de mesa, jogos americanos e porta guardanapos em seu portfolio.

Os florais são o tema mais pedido, para dar um clima provençal à mesa. Xadrezes e petit-pois também estão entre os preferidos. Mas temas específicos – como café e vinho – também são bem procurados.  Camila está sempre pesquisando novos tecidos e combinações de cores e texturas. “Ficamos muito felizes em deixar as mesas das famílias e também de restaurantes e cafés mais charmosas”, comemora.

Você encontra as duas marcas no Instagram:

@md_artesanato_mdf

@amor_pormesas