Água da torneira pode prejudicar o sabor do café

0
109

A água é insumo fundamental para um bom café. Não basta ter um grão de qualidade, selecionado e torrado no ponto ideal, gerando um bom café moído. A água que vai ser usada para passar o café pode alterar o gosto da bebida, segundo os baristas.

Para Geremias Viott, barista e CEO do Yami Café, sensorialmente a composição da água altera o seu sabor. “Um café pronto tem mais de 90% de sua composição de água”, diz.  “É muito importante para um café de qualidade uma água sem odor, sem gosto. Se tiver uma água com gosto, como acontece em algumas cidades, perde-se o sabor do café”, complementa Isaías Secchetti, barista da William & Sons.

A solução então é usar água mineral? A maioria dos baristas recomenda o uso de água filtrada de boa qualidade para a extração do café. “O problema das águas minerais brasileiras é seu alto teor de bicarbonato na composição química, por isso a maioria não fica tão legal para o café. Mas, com certeza entre a água da torneira e a mineral, o melhor ainda é a segunda opção”, indica Geremias.