A mensagem final de uma boa refeição

0
87

Viccino em italiano significa próximo, perto. E não há nome mais apropriado para uma rede de restaurantes cuja proposta é aproximar as pessoas em torno de uma boa mesa, com pratos da alta gastronomia italiana e ótimos cafés.

Assim surgiu a matriz do Viccino em Santa Maria, no ano de 2018. O empreendedor Emerson Nereu já realizava eventos gastronômicos na região do planalto central gaúcho e sonhava em criar um restaurante exclusivo. “Nosso objetivo no Viccino é oferecer uma experiência gastronômica inesquecível, a qualquer hora do dia”, diz.

Com essa proposta, a rede vem crescendo e se expandindo para outras regiões do Rio Grande do Sul e Uruguai. Em 2019, nasceu o Viccino Artigas, na pequena cidade da fronteira entre Brasil e Uruguai. E, no último mês de março, foi inaugurado o Viccino Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. “Começamos dia 19 de março, mas logo veio a pandemia. Por isso consideramos o dia 26 de maio, quando retomamos oficialmente, como a data que marca o início de nossas atividades na cidade”, comenta Nereu.

Mas engana-se quem pensa que o Viccino surpreende somente pelos pratos de sabor inesquecível, vinhos selecionados das melhores adegas e ambiente acolhedor. O café completa a experiência do Viccino. Faz parte da filosofia da rede servir cafés de excelente procedência. “O café é a mensagem final de uma refeição, é o último paladar que o cliente leva do restaurante e não pode decepcionar”, acredita Nereu.

O empresário investiu em diferentes métodos e pesquisou mais de 20 tipos diferentes de grãos para chegar a uma carta de cafés que considerasse ideal. A equipe foi treinada para explicar sobre os diferentes métodos e extrair de forma adequada os cafés

Hoje, além do espresso orgânico do Café do Mercado, oferece opções de filtrados da William & Sons, Baden Torrefação e cafés convidados. No momento, as unidades Viccino estão servindo um café convidado do Equador.

Além de apostar na qualidade e variedade dos cafés servidos, Viccino também promove eventos culturais. Um deles é o Acordeon Café, com a presença do músico e compositor Fernando Avila. Em uma espécie de sarau, é servido um menu degustação com vários tipos diferentes de cafés para os clientes. O projeto será retomado assim que a normalidade do convívio social for retomada.

Edição do Acordeon Café em 2019

Com todas suas unidades funcionando hoje com metade da capacidade e seguindo todas as regras sanitárias de distanciamento e higiene, Viccino é um exemplo de empreendimento que está sabendo driblar a crise e continuar a crescer, apesar da pandemia. E Nereu não descarta a expansão para outras cidades, assim que a economia começar novamente a se recuperar.