A Inhotim do Café fica em Vitória da Conquista

0
93

Reconhecido espaço de arte a céu aberto em Brumadinho (MG), Inhotim está influenciando também outras iniciativas na área artística e cultural. Em Vitória da Conquista, na Bahia, uma fazenda de café se transformou em galeria de arte e atrai visitantes de todo país e também do exterior.

Quem percorre a Fazenda Vidigal, passa por uma experiência única, percorrendo a lavoura dos cafezais, em meio a obras da artista plástica Valéria Vidigal, cujo talento e trajetória já falamos anteriormente por aqui.

Na Fazenda, também há várias instalações artísticas que remetem ao café, além de cafeteria, espaço kids e local para eventos do setor.

O visitante acompanha a produção do Café Vidigal, premiado como o melhor café do Planalto da Conquista no Concurso Florada Premiada – promovido pela marca 3 Corações.

A Fazenda também promove todos os anos o Encontro Nacional do Café, reunindo a cadeia do setor. Em 2020, o evento não aconteceu, em função da pandemia, mas, com a perspectiva da vacina, está projetado para setembro deste ano.

Uma região de cafés especiais

O café do Planalto da Conquista é composto por 12 municípios produtores de grãos da bebida, em uma região de clima frio e chuvoso no período da colheita – mesmo sendo na Bahia chega a fazer 9º no inverno, acreditem!

Por isso, o fruto tem que ser colhido cereja para se obter um café de qualidade. O resultado é uma bebida de acidez cítrica positiva, doçura e aroma fantásticos, características muito apreciadas nos concursos mundiais e nos países da Europa,Japão e Estados Unidos.  

Um hotel com o tema do café

Além de conhecer as fazendas de café da região, na cidade de Vitória da Conquista, existe um hotel temático, o Ibis Styles Vitória da Conquista, proporcionando uma experiência encantadora para o visitante.

A presença do café é notada em todas as partes do hotel. Na recepção, o balcão de apoio tem o formato de um bule e o puff do lobby faz alusão a um café torrado. As paredes remetem às plantações e aos grãos da bebida e a decoração contém itens como sacas antigas, moedores, pacotes e luminárias em formas de xícaras.

No hotel acontecem sessões de degustação, eventuais cursos de baristas, drinks com café, sobremesas harmonizadas, além de sala de reunião para até 6 pessoas para lançamentos de marcas e produtos de fornecedores locais. E na decoração quadros da artista local Valéria Vidigal ornamentam alguns de seus ambientes. Para mais informações, acesse ibis.com.