11 de setembro: dia do doce que combina com café

0
68

A data de 11 de setembro marca alguns fatos históricos não muito agradáveis na história. Mas você sabia que foi neste dia que inventaram um dos acompanhamentos mais tradicionais e deliciosos para o café? Sim, 11 de setembro é também o Dia do Brigadeiro.

Em 1945, como forma de promover a campanha de um candidato à presidência da República – o então Brigadeiro Eduardo Gomes – que fazia enorme sucesso entre as mulheres, foi criado o slogan de campanha: “vote no brigadeiro que é bonito e gostoso”. Suas eleitoras mais devotas, decidiram promover e organizar festas para angariar fundos para a sua campanha e criaram uma receita doce para oferecer nesses encontros.

Como o tempo era de pós-guerra, tinha muita falta de leite e de açúcar e foi assim que recorreram ao leite condensado, misturando com manteiga e chocolate. Estava criado e conhecido o “doce do brigadeiro”!!

Eduardo Gomes não chegou a ganhar a disputa, mas a guloseima caiu no gosto dos brasileiros e já são 73 anos de brigadeiros por aí, seja de panela, colher ou enroladinhos.

O brigadeiro é o doce perfeito para acompanhar uma xícara de café. Por isso, muitas brigaderias tornaram-se também cafeterias e vice-versa. A Briglitz, na zona sul de Porto Alegre, é um destes locais. Sua proprietária Carmen Bublitz começou fazendo brigadeiros por encomenda e, com o sucesso das receitas, acabou abrindo um espaço para seus clientes degustarem cafés, brigadeiros e outras delícias.

Carmen não revela o segredo dos brigadeiros mais requintados, mas ensina uma receita rápida do tradicional brigadeiro de chocolate:

BRIGADEIRO TRADICIONAL
Ingredientes:
1 CX DE LEITE CONDENSADO
1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA SEM SAL
1/2 CX DE CREME DE LEITE
4 COLHERES DE CHOCOLATE EM PÓ 33° (NÃO ACHOCOLATADO)

Modo de Fazer:
Colocar em uma panela de fundo grosso todos os ingredientes e em fogo baixo, mexendo até desgrudar do fundo da panela.
Quando atingir o ponto, colocar a massa em um prato untado com manteiga e deixar descansar por algumas horas. Formar as bolinhas e passar no granulado.