01/10 – Dia Internacional do Café

0
42

Brasil realizará ações mundiais para celebrar a data

O café, mais do que uma paixão nacional, é fonte de milhões de dólares em renda e de mais de oito milhões de empregos anualmente no Brasil. O produto tem seu dia internacional, que será celebrado em 1º de outubro, e o país, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com as entidades do setor privado, realizará uma série de ações para comemorar a data.

O Itamaraty recepcionará cerca de 250 pessoas, entre lideranças da cadeia produtiva, embaixadores das principais nações compradoras e parceiros do país na cafeicultura nesta segunda, dia 01, para realizar a celebração da data. Serão servidos cafés das diversas origens produtoras nacionais, preparados nas formas de espresso e filtrado pelo campeão brasileiro de baristas, Thiago Sabino, além de pronunciamentos das autoridades de Estado presentes no evento. Também ocorrerá a cerimônia de Premiação dos Melhores da Qualidade ABIC 2018, que destaca a excelência dos Cafés do Brasil, distinguindo as melhores marcas e produtos certificados no Programa de Qualidade do Café (PQC).

No exterior, o serviço diplomático do Brasil também realizará atividades para celebrar o Dia Internacional do Café e promover o produto do país. A data será comemorada nas Embaixadas de Abu Dhabi, Paris, Londres – em colaboração com a delegação nacional junto à OIC –, Berlim, Moscou, Seul e Tóquio, além dos Consulados em Miami, Nova York, Los Angeles, Xangai e Sydney. Serão oferecidos à degustação cafés nacionais de diversas origens produtoras, além de transmitidas informações sobre a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

O ato comemorativo conta com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

CAFÉ NO BRASIL
Presente em território nacional há quase 300 anos, o café foi responsável pelo processo de industrialização e modernização do país, gerando, atualmente, mais de oito milhões de empregos na cadeia produtiva e movimentando, como Valor Bruto de Produção, R$ 24,3 bilhões neste ano.

O Brasil é a maior nação cafeeira do mundo, liderando os rankings internacionais de produção e consumo, além de ser o segundo maior consumidor do planeta. Em 2018, os brasileiros deverão produzir 59,9 milhões de sacas de 60 kg. A exportação do produto é projetada em 35 milhões de sacas e o consumo interno em 22 milhões de sacas.